
O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou nesta segunda-feira (9) que indicou para a diretoria-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) o atual diretor da agência, Guilherme Sampaio. Se aprovado pelo Presidente da República e pelo Senado Federal, ele ocupará a vaga com a saída de Rafael Vitale em fevereiro.
Em uma publicação do X (antigo Twitter), o ministro afirmou que Sampaio é "experiente e comprometido" e que se o nome for aceito "dará grande contribuição ao país".
Outra opção considerada era fazer do secretário de Trânsito do ministério, Adrualdo Catão, o novo diretor-geral da agência. O nome de Sampaio, porém, contou com apoio do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e outros parlamentares.
Catão deverá ser indicado para uma vaga de diretor da agência com a saída de Luciano Lourenço. Há ainda uma terceira vaga que se abrirá com a saída de Sampaio do cargo de diretor, mas que será preenchida por apenas um ano. Os mandatos de diretor da ANTT têm tempo fixo e o de Sampaio termina em fevereiro de 2026.
A lista completa de indicações do governo para diretoria geral das agências reguladoras do transporte deve ser enviada nas próximas semanas para iniciar processo de sabatina no Senado.
Guilherme Sampaio
Guilherme Sampaio tomou posse no cargo de Diretor da ANTT em 2021. É advogado licenciado, mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento e mestrando em Gestão e Políticas Pública. Possui ampla atuação do setor de transporte, já tendo sido chefe de gabinete da presidência da CNT (Confederação Nacional do Transporte) de 2019 a 2021.
Em 2023, por seu trabalho na Agência, a ABTI condecorou Guilherme como Embaixador do Transporte Rodoviário Internacional durante a festa de inauguração da sede própria da Associação. Na ocasião, destacou-se sua atuação exemplar em prol do setor nacional de transporte e do fortalecimento dos laços com o Mercosul.
Com informações de Agência Infra.
Imagem: Reprodução/X





Associe-se


















