Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

 

 

As Reuniões Ordinárias das Seções da CNT e a segunda reunião ordinária dos Conselhos Estatutários de 2024 do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) apresentaram as ações planejadas para o ano de 2025 e aprovaram a previsão orçamentária para o período.

Os encontros, realizados nos dias 3 e 4 de dezembro foram acompanhados pelo presidente da ABTI, Glademir Zanette, e o 2º vice-presidente, Francisco Cardoso, como membros dos Conselhos. Estiveram presentes o presidente do Sistema, Vander Costa; o ex-presidente Clésio Andrade e diversas autoridades do setor.

Nas Reuniões Ordinárias das Seções da CNT, a Diretoria de Relações Institucionais e os integrantes das Seções discutem os temas prioritários para a atuação institucional durante os próximos três meses. Foram debatidas estratégias sobre ações, programas e projetos de lei de interesse dos modais em cada uma das Seções.

Também foram apresentados os resultados da Pesquisa Índice CNT de Confiança do Transportador do Rio Grande do Sul e São Paulo, que avalia a situação atual e as expectativas futuras dos empresários (para os próximos seis meses) em relação à economia e ao seu negócio. O relatório completo com os resultados será divulgado em breve e as avaliações serão continuadas em 2025.

CNT, SEST SENAT e ITL

Para a CNT, 2025 será um ano para fortalecer a atuação institucional. No "Ano da Sustentabilidade", o tema ganha relevância no setor de transporte, com destaque para a participação na COP30, em Belém (PA), o Plano de Transformação Ecológica e a nova NDC brasileira. 

Entre as iniciativas previstas, estão a publicação de um Inventário de Emissões do Transporte, a nova edição da Série CNT Energia no Transporte - Combustível Sustentável de Aviação e o estudo sobre Resiliência Climática na Infraestrutura de Transportes, que abordará os efeitos dos eventos climáticos sobre a infraestrutura do transporte rodoviário e apresentará recomendações para incentivar soluções.

No SEST SENAT, a diretora executiva nacional, Nicole Goulart, apresentou dezenas de projetos para 2025, com foco no atendimento, na qualificação profissional e no bem-estar dos trabalhadores do Sistema Transporte. Entre os destaques, está a ampliação do portfólio de cursos, que incluirá novos cursos técnicos e qualificações voltadas à eletrificação veicular. Inspirado pelo sucesso da Escola de Motoristas Profissionais, o SEST SENAT lançará a Escola de Mecânicos Profissionais, com o objetivo de atrair e qualificar novos profissionais para o setor de transporte.

Para a alta liderança do setor, estão programados eventos como o Family Business, workshop focado em sucessão familiar, a ser realizado em fevereiro, em Brasília; a terceira edição do SEST SENAT Summit, no mês de agosto, em São Paulo; e duas novas edições de Missões Internacionais do Transporte.

Durante a reunião do ITL, o diretor executivo, João Victor Mendes, apresentou a ampliação do portfólio de cursos do Programa Avançado de Capacitação do Transporte. As novidades para o próximo ano são os cursos executivos em ESG, Sucessão Empresarial e Gestão de Ativos, além do lançamento da Certificação Internacional em Inovação para o Transporte.

Foto: Divulgação/CNT

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004