
As Reuniões Ordinárias das Seções da CNT e a segunda reunião ordinária dos Conselhos Estatutários de 2024 do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) apresentaram as ações planejadas para o ano de 2025 e aprovaram a previsão orçamentária para o período.
Os encontros, realizados nos dias 3 e 4 de dezembro foram acompanhados pelo presidente da ABTI, Glademir Zanette, e o 2º vice-presidente, Francisco Cardoso, como membros dos Conselhos. Estiveram presentes o presidente do Sistema, Vander Costa; o ex-presidente Clésio Andrade e diversas autoridades do setor.
Nas Reuniões Ordinárias das Seções da CNT, a Diretoria de Relações Institucionais e os integrantes das Seções discutem os temas prioritários para a atuação institucional durante os próximos três meses. Foram debatidas estratégias sobre ações, programas e projetos de lei de interesse dos modais em cada uma das Seções.
Também foram apresentados os resultados da Pesquisa Índice CNT de Confiança do Transportador do Rio Grande do Sul e São Paulo, que avalia a situação atual e as expectativas futuras dos empresários (para os próximos seis meses) em relação à economia e ao seu negócio. O relatório completo com os resultados será divulgado em breve e as avaliações serão continuadas em 2025.
CNT, SEST SENAT e ITL
Para a CNT, 2025 será um ano para fortalecer a atuação institucional. No "Ano da Sustentabilidade", o tema ganha relevância no setor de transporte, com destaque para a participação na COP30, em Belém (PA), o Plano de Transformação Ecológica e a nova NDC brasileira.
Entre as iniciativas previstas, estão a publicação de um Inventário de Emissões do Transporte, a nova edição da Série CNT Energia no Transporte - Combustível Sustentável de Aviação e o estudo sobre Resiliência Climática na Infraestrutura de Transportes, que abordará os efeitos dos eventos climáticos sobre a infraestrutura do transporte rodoviário e apresentará recomendações para incentivar soluções.
No SEST SENAT, a diretora executiva nacional, Nicole Goulart, apresentou dezenas de projetos para 2025, com foco no atendimento, na qualificação profissional e no bem-estar dos trabalhadores do Sistema Transporte. Entre os destaques, está a ampliação do portfólio de cursos, que incluirá novos cursos técnicos e qualificações voltadas à eletrificação veicular. Inspirado pelo sucesso da Escola de Motoristas Profissionais, o SEST SENAT lançará a Escola de Mecânicos Profissionais, com o objetivo de atrair e qualificar novos profissionais para o setor de transporte.
Para a alta liderança do setor, estão programados eventos como o Family Business, workshop focado em sucessão familiar, a ser realizado em fevereiro, em Brasília; a terceira edição do SEST SENAT Summit, no mês de agosto, em São Paulo; e duas novas edições de Missões Internacionais do Transporte.
Durante a reunião do ITL, o diretor executivo, João Victor Mendes, apresentou a ampliação do portfólio de cursos do Programa Avançado de Capacitação do Transporte. As novidades para o próximo ano são os cursos executivos em ESG, Sucessão Empresarial e Gestão de Ativos, além do lançamento da Certificação Internacional em Inovação para o Transporte.
Foto: Divulgação/CNT





Associe-se


















