
Nesta quarta-feira (4/12), o presidente da ABTI, Glademir Zanette, e o 2º vice-presidente, Francisco Cardoso, participaram da cerimônia da 31ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo, realizada em Brasília pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O evento, que neste ano destacou pautas de sustentabilidade, homenageou os grandes vencedores do Prêmio.
Esta é uma das mais importantes premiações da imprensa nacional, colocando em destaque produções jornalísticas que abordem o setor de transporte em todos seus modais. A ABTI havia sido uma das finalistas do prêmio com a reportagem que recontou os 60 anos do primeiro transporte rodoviário internacional de cargas realizado sem transbordo, na fronteira entre Uruguaiana (BR) e Paso de los Libres (AR).
Diálogo sobre a Reforma Tributária
O evento também contou com a presença do senador Luis Carlos Heinze, que prestigiou a premiação. Durante o encontro, Glademir reiterou ao parlamentar a preocupação do setor com a isenção do transporte internacional de cargas em relação aos novos impostos previstos pela reforma tributária (IBS e CBS).
O senador já havia apresentado emenda ao projeto de regulamentação da reforma, atendendo à posição defendida pela ABTI. A proposta visa estender a imunidade tributária a todo o transporte internacional de cargas, essencial para garantir competitividade às transportadoras brasileiras frente às dos países vizinhos do Mercosul, onde essa atividade não é tributada.
O pedido se baseia na tese de que o Brasil não deve "exportar impostos", protegendo sua posição no mercado internacional e assegurando condições justas para os operadores nacionais.





Associe-se


















