Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A ABTI participou nesta segunda-feira (4/11) de reunião com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, que apresentaram à Associação uma visão geral do ambiente de negócios estadual e as oportunidades de investimento na região que podem beneficiar o setor de transporte rodoviário internacional.

Apesar de não possuir fronteira terrestre com nenhum país vizinho ao Brasil, a apresentação da Secretaria, realizada por Cecília Varjal, ressaltou vantagens competitivas que podem colocar Pernambuco como polo importante para as transportadoras internacionais.

O estado está localizado no centro do Nordeste do Brasil, contemplando 7 capitais nordestinas e detém 90% do PIB da região em um raio de 800 km. Com população de 9,3 milhões de habitantes, a influência econômica do estado se estende sobre cerca de 24 milhões de pessoas e 720 centos urbanos.

Pernambuco possui centros de distribuição de grandes empresas ligadas ao E-commerce, ao setor tecnológico e industrial, além da força no turismo. A rede de aeroportos e o Porto marítimo de Suape também foram destacados por sua grande movimentação e projetos de amplo desenvolvimento, que podem vir a beneficiar transportadores multimodais.

Com relação às conexões rodoviárias do estado, foi apresentado o investimento de cerca de R$ 5 bilhões que está ocorrendo para conservação e melhoria da infraestrutura viária da região.

O polo educacional do estado foi outro ponto ressaltado. Pernambuco possui mais de 50 faculdades de engenharia, mostrando o foco no desenvolvimento de sua infraestrutura, e diversos centros tecnológicos para formação de mão de obra, algo considerado crucial perante as recentes informações de que o setor de transporte e logística será o que mais demandará profissionais qualificados até 2027.

Cecília prosseguiu informando os benefícios existentes para empresas que desejem possuir instalação física em Pernambuco, como venda de terrenos estaduais com subsídios e incentivos fiscais para atração de novos negócios.

A vice-presidente executiva da ABTI, Gladys Vinci, que acompanhou a reunião, agradeceu pela apresentação e parabenizou a iniciativa da Secretaria de buscar ativamente o desenvolvimento do estado. Ressaltou ainda o interesse da Associação em auxiliar no que for possível, principalmente no encaminhamento de projetos que envolvam incrementar a capacidade exportadora da região, de forma a mostrar a capacidade produtiva do Brasil e ampliar a conexão com países fronteiriços.

Assim, colocou a Associação à disposição para desenvolver no futuro, em conjunto, eventos que possibilitem ampliar a apresentação das oportunidades de investimento no Nordeste para as transportadoras associadas.

Confira a apresentação aqui.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004