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Nesta segunda-feira (30/9), a ABTI participou da primeira reunião com a concessionária Multilog, responsável pelo Porto Seco de Foz do Iguaçu, para a apresentação de dados sobre a movimentação de veículos no local e os desafios encontrados.

O encontro, que contou com a presença de outros representantes de entidades como Comexpar, Acifi e SindFoz, teve como objetivo discutir o cenário atual do Porto Seco e estabelecer um canal de diálogo contínuo entre o setor privado e a Multilog. Reuniões mensais estão previstas para garantir o acompanhamento e a otimização dos processos.

Durante a reunião, foram apresentados dados detalhados sobre a movimentação de veículos até setembro, abrangendo tanto o trânsito para o Paraguai e Argentina. Em 2023, o Porto Seco registrou 176.090 ingressos de veículos, número que deve ser superado este ano, com 141.098 veículos já registrados até setembro. A expectativa é de que o Porto Seco atinja cerca de 200 mil ingressos até o final de 2024, aproximando-se dos níveis alcançados em 2021 e 2022, quando o fluxo superou essa marca.

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Além disso, foi destacado que, comparando o mesmo mês de 2023, a movimentação em setembro de 2024 cresceu 10%, atingindo 16.079 veículos, contra 15.809 no ano anterior. Segundo Marlhom Lima, representante da Multilog responsável pela apresentação, esses resultados positivos são motivo de otimismo e refletem o crescimento orgânico do fluxo no PSR. Ele mencionou, no entanto, que o redirecionamento de cargas devido às enchentes no Rio Grande do Sul também influenciou os números.

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Outro ponto relevante foi a taxa de ocupação no PSR. O pátio registrou uma média de ocupação de 73% em 2024, em comparação com 53% no ano anterior, um aumento de 39%. Já o armazém teve uma ocupação média de 120% este ano, frente a 98% em 2023, representando um crescimento de 23%. Esses aumentos foram atribuídos a fatores como a maior mobilização dos órgãos de controle, que resultou em mais canais vermelhos na parametrização, além de casos específicos de divergências de peso nas cargas.

Nas operações de exportação e importação, os dados apresentados indicaram que 98% das cargas passaram pelo canal verde, enquanto 2% foram destinadas ao canal vermelho. O tempo médio de permanência no PSR também sofreu um aumento até agosto deste ano, principalmente devido às mobilizações, mas começou a se estabilizar nos dois últimos meses.

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Entre as ações implementadas para melhorar o fluxo e os processos, destacaram-se a criação do pátio 12, que agora acomoda melhor os veículos que aguardam verificação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e o pátio 11, que facilita o processo para veículos destinados ao canal vermelho.

No entanto, dois desafios foram mencionados durante a reunião: a necessidade de manutenção constante no pátio, especialmente devido às chuvas que provocam buracos no terreno, e a substituição do scanner de cargas, que é um equipamento antigo e cuja troca ainda está em fase de definição.

Próximos passos: A periodicidade destas reuniões será inicialmente mensal, com a possibilidade de se tornarem bimestrais conforme a resolução dos problemas mais críticos.

A ABTI também sugeriu a inclusão de entidades paraguaias nas discussões, visando otimizar as operações conjuntas no Porto Seco. Além dos dados operacionais, outros temas continuarão a ser abordados através da definição conjunta de pauta, buscando sempre o aprimoramento das atividades no local.

Imagens produzidas por Multilog

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