
A ABTI reforça aos transportadores a importância de aderirem ao processo de uso do QR Code para veículos carregados de importação com destino ao Porto Seco de Uruguaiana, como parte do Sistema de Vigilância Aduaneiro Inteligente (VAI), que se tornará procedimento obrigatório a partir de amanhã, dia 1 de outubro.
Quando o VAI foi inicialmente instaurado, para exportações, a adesão do setor foi expressiva, resultando em melhorias significativas na agilidade dos processos. Agora, com o mesmo potencial de otimização para as importações, não há motivos para que o setor deixe de contribuir para o desenvolvimento contínuo desse importante sistema.
Assim como na exportação, os tickets podem ser agendados com antecedência. Durante a reunião Colfac realizada na última quinta-feira para tratar exclusivamente do tema, a Receita Federal de Uruguaiana anunciou ainda que, para facilitar a adaptação dos usuários ao novo processo, o prazo de validade dos QR Codes será inicialmente ampliado para 72h. Esta medida visa garantir uma transição mais suave para o uso do Sistema VAI na importação.
Importante ressaltar que os veículos que não apresentarem o QR Code ficarão parados até regularizar sua situação, podendo gerar transtornos ao fluxo em geral.
Através do o Manual 2.0 do Sistema VAI, é possível conferir todas as novas funcionalidades e instruções para garantir que o processo de antecipação seja realizado corretamente.
Lembrando que veículos do tipo enlastre, embalagens ou porta a porta, que não sejam redirecionados ao Porto Seco, não terão mudanças no processo.





Associe-se


















