
A ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) realizou no fim de agosto a terceira edição do Ciclo Países, série de eventos que se enquadram no objetivo central da ALADI de analisar e incrementar o comércio intrarregional e na estratégia de integrar as pequenas e médias empresas (PMEs) no mercado regional e gerar maiores oportunidades de negócios através da apresentação dos benefícios e serviços oferecidos pela Associação.
Neste ano, o foco do evento recaiu sobre o comércio de serviços, levando em conta as particularidades deste setor reveladas pelos mais recentes relatórios da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Os dados apresentam o comércio internacional de serviços como componente mais dinâmico no cenário mundial, obtendo 15% de aumento em 2022 comparado a 2021. Também a nível mundial, representa hoje 55% do Produto Bruto Interno (PIB) da e 45% dos empregos.
Já a nível regional, o setor teve aumento de 26% em 2022 comparado a 2021 na América Latina. Incremento superior ao do comércio regional de mercadorias que ficou em 19% no mesmo período.
A apresentação do cenário e relevância do comércio de serviços foi dividido entre os países da América do Sul. Na sessão dedicada ao Brasil, ressaltou-se que o país é forte na área, tendo 70% do seu PIB composto pelo setor de serviços.Apesar da relevância interna, o setor de serviços brasileiros ainda não alcança outros países de forma tão satisfatória.
A exportação de serviços brasileira lidera quando restrita à América Latina. Porém representa apenas cerca de 0.6% da exportação mundial de serviços.
Marcela Carvalho, Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior, destaca que além do tamanho do país, que faz com empreendedores tendam s abastecer o mercado interno, há também grande desconhecimento acerca do setor internacional e de sua regulamentação.
O embaixador brasileiro ante o Mercosul, Antonio Simões, afirmou o mesmo. Ressaltou ainda que tende a ser mais fácil exportar (tanto produtos quanto serviços) aos Estados Unidos devido a capilaridade deste mercado e à falta de informação clara que facilite o acesso aos mercados vizinhos da América do Sul.
Simões também reforçou a importância dos eventos e ferramentas disponibilizados pela ALADI para suprir esta falta de informação e garantir conhecimento dos mecanismos que ampliem o comércio internacional de serviços.
No encontro foi apresentado o Índice de Vantagem Comparativa Revelada, que auxilia na comparação de demandas da região com os serviços com possibilidade de exportação de um país. O transporte figura na lista formada pelos setores com boas possibilidades de incrementar sua participação no território latino americano.
O nível de demanda por serviços de transporte do México e do Chile despontam como os maiores mercados com possibilidade de serem explorados pelo setor brasileiro.

De forma geral, o transporte aparece como o terceiro serviço mais exportado pelo Brasil aos países membros da ALADI.
Os vídeos com os Ciclo País de cada país-membro foram colocados à disposição do público neste mês e podem ser conferidos no canal de Youtube da ALADI.
Os dados relativos à competitividade dos serviços de todos os países, apresentados ao longo do Ciclo, podem ser acessados aqui.





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