
O Governo Federal inaugurou nesta sexta-feira (16) o complexo viário do bairro Scharlau, em São Leopoldo, na BR-116/RS. A obra almeja resolver um dos maiores gargalos rodoviários e de logística do Rio Grande do Sul, no entroncamento da RS-240 com a BR-116, em trecho que liga a Serra e a região dos Vales à Grande Porto Alegre.
A solenidade marcou a entrega de duas novas alças do viaduto e de terceiras faixas nas pistas de acesso, ampliando a capacidade de fluxo de veículos no viaduto. O trabalho começou em abril do ano passado e, de acordo com o Ministério dos Transportes, custou R$ 80 milhões.
As obras do Complexo Scharlau fazem parte do projeto de melhora em segurança e tráfego da BR-116/RS. Ao longo de 38,5 km da rodovia, além de 7 km de revitalização das Avenidas Guilherme Schell e Ernesto Neugebauer, que são uma das principais ligações entre Canoas e Porto Alegre. As ações contemplam sete cidades e o Governo Federal prevê o aporte total de R$ 577,8 milhões até 2026.
Na ocasião, também foi anunciada a conclusão e liberação ao tráfego de 13,8 quilômetros duplicados da BR-290/RS, em Pantano Grande.
O total das obras de duplicação da BR-290/RS vão de Eldorado do Sul (km 112,3) a Pantano Grande (km 228), totalizando 115,7 quilômetros.
Neste trecho, passam diariamente em média 25 mil veículos. Quando a obra for totalmente concluída, os usuários vão contar além do trecho de 115,7 quilômetros duplicados, com cinco travessias urbanas, 12 pontes e 10 viadutos.
Foto: Marcio Ferreira/MT