Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

 

 

Na tarde desta quarta-feira (3/7), o plenário do Senado da Bolívia aprovou e sancionou o protocolo de adesão do país ao Mercosul, decisão que foi saudada pelos embaixadores do Brasil e do Paraguai.

"A Câmara dos Senadores sanciona a lei que ratifica o Protocolo de Adesão do Estado Plurinacional da Bolívia ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) (...). Destacando um passo importante para a integração regional e econômica do país neste bloco sul-americano", informou a sessão.

Feita a determinação, que aguarda apenas sua promulgação pelo presidente Luis Arce, o embaixador do Brasil na Bolívia, Luis Henrique Sobreira, destacou a determinação e lembrou que todos os países membros o fizeram por unanimidade.

Enquanto isso, o embaixador do Paraguai na Bolívia, Terumi Matsuo, destacou que a aprovação desta lei "é muito oportuna", já que no dia 8 de julho será realizada no Paraguai a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, da qual também participará o presidente Arce, já como membro pleno caso promulgue a decisão.

Após a promulgação, a Bolívia terá um prazo de até quatro anos para adotar toda a bagagem regulatória do bloco e consolidar o livre comércio recíproco com Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

O Senado boliviano destacou uma série de benefícios para o país com a adesão, como a circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países membros, através, entre outros, da eliminação de direitos aduaneiros e de restrições não tarifárias à circulação de mercadorias.

Da mesma forma, com a entrada da Bolívia no bloco, os mais de dois milhões de bolivianos que residem nos países que compõem esta organização adquirirão o estatuto de Cidadãos do Mercosul, o que lhes oferece direitos e benefícios que melhorarão a sua qualidade de vida.

Fonte: Correo del Sur

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004