Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

 

 

Quase cinco anos após a assinatura do acordo, o Congresso Nacional da Argentina aprovou o acordo entre os países do Mercosul para eliminar a cobrança de custos de roaming em todos os estados membros do bloco econômico.

A medida foi oficializada esta manhã (2/5) após sua publicação no Diário Oficial da Argentina. "É aprovado o Acordo para Eliminação da Cobrança de Tarifas de Roaming Internacional aos Usuários Finais do Mercosul, celebrado em 17 de julho de 2019, que é composto por 11 (onze) artigos, que, em anexo, em espanhol, faz parte deste lei", diz o regulamento que leva a assinatura das autoridades de ambas as câmaras do Congresso: a vice-presidente Victoria Villarruel e o deputado Martín Menem.

O ex-presidente Mauricio Macri foi um dos arquitetos do acordo, já que, como chefe de Estado, participou das negociações com seus homólogos da época do Uruguai, Paraguai e Brasil.

A ideia que se tomou como base foi implementar um sistema semelhante ao que vigora na Europa, que conseguiu aumentar o consumo de roaming em 1.300% apenas no primeiro ano de implementação.

O acordo é composto por 11 artigos e entre os pontos mais importantes estão:

• As operadoras de telefonia móvel devem aplicar aos seus usuários que utilizam serviços de roaming internacional os mesmos preços que cobram pelos serviços móveis no seu próprio país, de acordo com a modalidade e plano contratado por cada usuário.

• Esta disposição aplicar-se-á caso o utilizador de um prestador de um Estado Parte efectue ou receba comunicações de voz, mensagens ou aceda a serviços de dados (acesso à Internet) em roaming internacional, no território de outro Estado Parte.

• Deve haver "razoabilidade" entre os preços cobrados ao utilizador e os preços dos acordos entre prestadores de telecomunicações.

• A formação de um Comitê Técnico de Coordenação, composto por representantes de todas as partes, que terá como objetivo viabilizar a implementação do acordo, determinando a data de vigência entre os Estados que o ratificaram; e supervisionar a execução e o cumprimento do planejado.

Além disso, em linha com o acordo, é responsabilidade de cada um dos membros do Mercosul minimizar os impedimentos ao uso de alternativas tecnológicas ao roaming internacional para facilitar a quem deseja visitar o país o acesso aos serviços de telecomunicações a partir dos seus dispositivos. Neste contexto, terão também a obrigação de supervisionar para que os prestadores ofereçam aos utilizadores de serviços internacionais a mesma qualidade que os utilizadores de serviços nacionais.

Fonte: Infobae

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004