Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

 

 

Realizada de forma virtual no início de novembro, a 16ª Reunião da COLFAC de Uruguaiana apresentou inicialmente os temas relacionados aos recintos aduaneiros, como: dados operacionais do PSR-URA e inclusão dos tempos médios dos DTA que ingressam no recinto e solicitação de apresentação das informações do CUF como pauta fixa.

Sobre os números relativos à eficiência operacional da Multilog, foi possível observar uma diminuição de 18 minutos no tempo médio geral de liberação das exportações no comparativo entre os meses de setembro e outubro. Outras informações como o tempo médio por dias, bem como o fluxo de veículos de ambas as operações (importação e exportação) foram apresentadas. Visando uma complementação dos dados, a ABTI tratou da possibilidade de que sejam inclusas na apresentação, as informações relativas aos veículos em trânsito aduaneiro que entram no PSR-URA. Diante disso, a Multilog já informou que providenciará o levantamento para as próximas reuniões.

Ainda sobre a questão dos dados operacionais, a ABTI também aproveitou a oportunidade para solicitar a inclusão da apresentação das informações do Centro Unificado de Fronteiras – São Borja/Santo Tomé nas reuniões da COLFAC. Isso tendo em vista que a entidade compreende que trata-se de um ponto importante de fluxo do comércio internacional da região. A RFB enfatizou a importância da proposta e informou que já havia tratado o tema junto a Mercovia. A concessionária por sua vez, concordou com a solicitação e apresentará as informações a partir do próximo encontro.

Dando continuidade à discussão, foi tratada a proposta de implementação de planilha de transparência para processos com intervenção do MAPA, pauta encaminhada pela ABTI junto a FEADUANEIROS. As entidades defendem a utilização de uma planilha similar a utilizada na fronteira de Foz do Iguaçu, de forma a dar mais transparência e rastreabilidade das informações que constam nos processos com intervenção do órgão.

Diante do pedido, o MAPA se manifestou destacando que além da rastreabilidade das informações, também há a necessidade de atualização da referida planilha, o que demandará tempo e trabalho extra. No entanto, o órgão destacou que a Multilog já está desenvolvendo um sistema de recepção dos processos, em que haverá a possibilidade de verificar as informações que foram pontuadas pelas entidades.

Mesmo assim, o ponto principal trata-se de que é inviável atribuir a atividade das planilhas aos fiscais agropecuários visto que já estão sobrecarregados, e há também o impasse quanto ao quadro reduzido de servidores do MAPA.

Por fim, foi discutido o status dos temas sobre processos de DAT-EM em Trânsitos Aduaneiros e ocorrência de furtos próximo ao PSR-URA, tratados na última reunião. A ABTI mencionou que no procedimento de verificação dos pallets de madeira, a necessidade de inclusão pelo MAPA, a pedido da RFB, de assinatura para referendar os dados do novo lacre no MIC/DTA tem gerado aumento no tempo de liberação. Com isso, a entidade solicitou que fosse pensada a possibilidade de encontrar uma solução para o impasse.

O MAPA se manifestou tratando de uma possível dispensa de assinatura na ressalva do lacre no MIC-DTA. No entanto, caberia a RFB analisar a sugestão. A RFB por sua vez, concordou em buscar revisar o procedimento, para estipular uma solução para o caso.

Sugestões de pautas para a 17ª COLFAC/URA que será realizada no dia 17 de dezembro, às 09 horas, devem ser encaminhadas até sexta-feira (11/12) para o e-mail comunicacao@abti.org.br 

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004