Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

 

 

Nos últimos dias o titular da Assessoria de Relações Internacionais - ASINT, Noboru Ofugi, participou de reuniões virtuais que contaram com a participação do Ministro de Infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas e do Ministro de Transportes e Obras Públicas do Uruguai, Luis Alberto Héber, para tratar sobre a aplicação dos protocolos sanitários no Uruguai e também iniciar as tratativas sobre as obras que irão promover a integração entre os países.

Durante o primeiro encontro, o titular da ASINT apresentou as propostas recorrentes enviadas pela ABTI, referentes ao uso do Sistema de Posicionamento Global (GPS), Declaração de Saúde do Viajante e adequação de espaço para controle migratório.

Referente aos protocolos sanitários implementados pelo Uruguai, desde a última segunda-feira, 17 de agosto, o valor do teste PCR-RT está sendo cobrado no despacho de importação, sendo de responsabilidade do importador. Inclusive, a ABTI dispõe do contato dos laboratórios que estão realizando os testes. Caso algum motorista tenha interesse em receber o seu resultado, basta contatar a entidade.

A Associação estava monitorando nessas últimas 72 horas se os protocolos seriam implementados conforme os acordos estabelecidos e sim, está tudo ocorrendo como previsto.

Quanto à obrigatoriedade do seguro saúde, considerando que não há definição sobre valores e prazos a serem contratados e que, ainda, existe uma grande dificuldade para contratação, a ABTI está buscando que empresas da área adaptem seus planos a um custo a baixo do mercado.

Diante das alterações feitas pelo Uruguai na última semana, o Ministro Tarcísio aproveitou a oportunidade para prestar seu agradecimento à postura do Ministro Uruguaio quanto às soluções que foram apresentadas em relação aos protocolos sanitários implementados pelo país para o ingresso de motoristas, que foram considerados inviáveis de serem cumpridos por uma série de questões econômicas e burocráticas. O dirigente brasileiro reconheceu a flexibilização das exigências pelo governo uruguaio que com atitudes proativas possibilitou que os transportadores fossem menos impactados.

Ainda, na última reunião foi tratado a respeito das obras que irão promover a integração entre os países. Entre os projetos discutidos, está a construção da ponte sobre o Rio Jaguarão, na BR 116/RS, que proporcionará uma nova via de acesso para as cargas que circulam entre os dois países. Conforme o que foi dialogado entre os dirigentes, a construção de 12 km de acesso e das aduanas seria de responsabilidade do Brasil, tendo em vista o acordo bilateral promulgado em 2013.

Por fim, foi analisada a possibilidade de em breve, ser realizada uma reunião entre os ministros de transporte e infraestrutura dos países do Mercosul, para tratar sobre questões relacionadas à integração. Conforme o Ministro Tarcísio, a partir de agora outros países como Paraguai e Argentina serão convidados a estabelecer metas que contribuam para o fortalecimento econômico das fronteiras.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004