Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

 

 

Tendo em vista que o Programa Operador Econômico Autorizado – OEA, foi criado para desburocratizar e otimizar os processos aduaneiros, inúmeras empresas têm buscado a conquista da certificação ao cumprir todos os requisitos necessários a serem analisados pela equipe técnica.

No entanto, diante da pandemia do coronavírus inúmeros procedimentos necessitaram ser readequados. Por isso, referente à modalidade Segurança da Certificação OEA, em que para a obtenção do selo as empresas precisam de uma validação técnica presencial, a ABTI preocupada com o andamento do processo, solicitou à Receita Federal do Brasil a adoção de uma solução prática e funcional.

No final do mês de junho, a Associação propôs à RFB que para a obtenção do status OEA-Segurança seja adotada a realização de auditoria digital, com o uso de imagens e backup de imagens que podem ser validados a partir das operações realizadas. Com a validação viabilizada, será possível obter o resultado das análises, positivos ou negativos, permitindo a continuidade do fluxo das certificações. A visita física, ainda que necessária, poderá ser realizada em momento posterior ao cancelamento da medida de isolamento social vigente.

O encaminhamento da sugestão à Receita Federal tem como objetivo fortalecer o respeito para com todos os envolvidos na cadeia logística, bem como manter o cumprimento dos prazos envolvidos na Instrução Normativa RFB 1598/15. A ABTI também reforçou ao órgão, a sua disponibilidade em contribuir para a elaboração de um material que ofereça confiabilidade e viabilize a "validação online" dos processos de certificação das transportadoras.

A Associação entende que para realizar as adequações é necessário alterar a legislação, mas visto que já se passaram mais de 50 dias da solicitação feita pela ABTI, a expectativa é que a RFB apresente uma resposta favorável nos próximos dias.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004