A província argentina está buscando uma transformação significativa no âmbito do comércio exterior com a criação de um Porto Seco, que promete melhorar a eficiência logística e reduzir custos para cerca de 500 empresas exportadoras locais.
Apesar de não ter acesso direto ao mar, Córdoba está desenvolvendo um porto seco que permitirá a consolidação e movimentação de contêiners localmente. Esta iniciativa busca reduzir a dependência dos portos marítimos tradicionais.
O projeto é fruto de uma colaboração estratégica entre a Agência ProCórdoba e a Câmara de Comércio Exterior de Córdoba (CaCEC). O local selecionado para este projeto piloto é o Terminal Portuário Interior do CaCEC, localizado no Parque Industrial do CaCEC, considerado local estratégico que facilitará as operações logísticas.
O porto seco deverá beneficiar aproximadamente 500 empresas exportadoras, proporcionando uma série de vantagens significativas. Entre os benefícios mais notáveis está a redução dos custos logísticos, que podem diminuir em até 25%.
Foto: Freerange Stock
Com a contenção de orçamento anunciada neste mês pelo Governo Federal, o transporte teve R$ 1,68 bilhão de seu orçamento congelado. O montante representa mais de 10% do total de R$ 15 bilhões retidos do orçamento. A avaliação é da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e consta no Radar do Transporte publicado nessa quarta-feira (31/7).
A contenção está dividida entre contingenciamento e bloqueio. O primeiro é decidido a partir de uma avaliação periódica realizada pelo governo sobre o comportamento geral das receitas e despesas, com o objetivo de cumprir a meta fiscal primária do período. Já o bloqueio é usado para cumprir limites de despesas estabelecidos pelo arcabouço fiscal do governo.
A medida se dá no âmbito do Ministério dos Transportes, com a retenção de R$ 1,51 bilhão, e também alcança o Ministério de Portos e Aeroportos, com o volume congelado de R$ 168,06 milhões, e as agências nacionais de Transportes Terrestres e de Transportes Aquaviários, que tiveram a contenção de R$ 19,89 milhões e R$ 1,28 milhão, respectivamente.
Cabe lembrar que o valor autorizado para investimentos em transporte provenientes de recursos da União, em 2024, foi de R$ 18,35 bilhões. A contenção de despesas dos ministérios dos Transportes e Portos e Aeroportos (R$ 1,68 bilhão) representa 9,2% desse volume autorizado.
Clique aqui para acessar o Radar CNT do Transporte - Congelamento Orçamentário 2024.
Foto: Ilustração/Lê Minh/Pexels
Representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e do grupo EcoRodovias realizaram, nesta quarta-feira (31/7), um ato em celebração da homologação do sistema de pesagem em alta velocidade (High Speed Weigh-in-Motion – HS-WIM). A tecnologia passou por um período de testes a partir do Sandbox Regulatório na BR-365, em Uberlândia-MG, rodovia concedida ao grupo EcoRodovias.
Com a homologação do Inmetro sobre o equipamento, a ANTT passa a poder aplicar o HS-WIM aos novos contratos de concessão rodoviária e renovação dos contratos existentes.
A tecnologia apresenta uma série de benefícios em relação ao sistema tradicional de pesagem em balança paralela à rodovia: menor tempo de viagem por evitar paradas; pesagem 24h de todos os veículos que transitam na rodovia, contribuindo para a diminuição no número de acidentes, necessidades de socorro médico e mecânico; diminuição de engarrafamentos; diminuição em 20% da emissão de gases do efeito estufa; diminuição dos gastos dos transportadores com manutenção do sistema de frenagem do veículo; pórtico mais barato que a balança tradicional, com sustos de operação também reduzidos; entre outros.
Fonte: ANTT
Foto: Jeff D'Ávila/ANTT