Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

 

 

Dois sindicatos de azeiteiros da Argentina iniciaram na terça-feira (6) uma paralisação que afeta os terminais portuários no norte de Rosário, e deve continuar por "tempo indeterminado". A estimativa até o momento é que a mobilização já tenha impedido a movimentação de cerca de 5 mil caminhões, dificultando a logística da exportação de grãos do país.

Os sindicatos exigem um aumento salarial de 25%. Neste cenário, rejeitam a reforma trabalhista e a restituição do Imposto de Renda aprovada pelo governo.

As empresas agrupadas na Câmara da Indústria do Petróleo e no Centro Exportador de Cereais (Ciara-CEC) ofereceram um aumento de 12% e depois acrescentariam mais 5% aos salários, mas afirmam que os líderes sindicais não querem retomar as negociações.

Num comunicado da Ciara-CEC, os dirigentes exportadores afirmaram que, neste protesto, "milhares de transportadores perderam dias de trabalho e o país perde credibilidade como fornecedor de alimentos face a estas medidas insensatas".

Fonte: Infobae

Leia Mais

A ABTI informa aos associados que o aumento das cotas de transporte ao Peru será aplicado em breve, seguindo o novo limite proposto de 120 mil toneladas, aceito oficialmente pelo Brasil nesta quarta-feira (7).

O acordo representa um aumento de 45 mil toneladas comparado ao limite atual (de 75 mil toneladas), o que permitirá o avanço na fila de transportadoras à espera de habilitação que se forma uma vez atingida a tonelagem máxima.

Porém, com o incremento nos 'cupos', haverá uma revisão da frota habilitada ao Peru e as transportadoras que possuam operações pendentes relativas à sua frota devem resolvê-las com celeridade, pois veículos que não estejam em conformidade com as exigências legais brasileiras perderão a cota.

Fiquem atentos às atualizações e garantam que suas operações estejam regularizadas. A ABTI se mantém à disposição para maiores orientações. Entre em contato:

E-mail: licencas@abti.org.br

WhatsApp: (55) 98116-0436

Leia Mais

A ABTI acompanhou nesta terça-feira (6/8) a apresentação dos resultados finais do projeto Gestão Coordenada de Fronteiras do Mercosul, realizada em Buenos Aires, na Argentina, pelo Instituto Procomex, entidade executora do estudo.

Financiado pelo Banco Mundial a pedido do Comitê Técnico nº 2 (CT-2) do Mercosul, o projeto, iniciado este ano, foi desenvolvido ao longo de 5 meses para avaliar o estado atual da cooperação e qualidade dos processos em 10 pontos fronteiriços do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai; identificando gargalos e desenvolvendo sugestões para implementação de melhorias efetivas que facilitem o comércio exterior.

Como detalhado pelas consultoras do Procomex Erika Medina e Antonella Lanfranconi, responsáveis pela apresentação, o estudo utilizou a metodologia Procomex Process, que busca incentivar a participação e compromisso das partes envolvida no processo para criar diagnósticos e propostas consensuadas de solução. Isto foi feito ao longo de 52 reuniões (14 presenciais e 38 online), com mais de 800 participantes de diferentes setores envolvidos para mapeamento dos processos.

As 10 seguintes fronteiras foram mapeadas:

Mapeamento presencial

  • Chuí (BR) – Chuy (UY);
  • Foz do Iguaçu (BR) – Ciudad del Este (PY);
  • Gualechaychú (AR) – Fray Bentos (UY);
  • Uruguaiana (BR) – Paso de Los Libres (AR);
  • Posadas (AR) – Encarnación (PY).

Mapeamento online

  • Foz do Iguaçu (BR) – Puerto Iguazú (AR);
  • Jaguarão (BR) – Rio Branco (UY);
  • Concordia (AR) – Salto (UY);
  • Guaíra/Mundo Novo (BR) – Salto del Gauirá (PY);
  • Clorinda (AR) – Puerto Falcón (PY).

O resultado final dos mapeamentos aponta para 274 desafios e oportunidade de melhorias e 347 ações vinculadas às propostas de solução desenvolvidas.

Ao longo das 10 fronteiras, foram são 161 desafios e 206 ações necessárias. Cada fronteira possui necessidades específicas, mas há pontos de contato como integração efetiva dos processos entre os órgãos e países e melhora dos processos de gestão.

Entre os países, o Brasil possui o maior número de desafios (37) e o Uruguai o maior número de ações a serem aplicadas (32). Entre os pontos em comum nos 4 países estão a digitalização (documentação eletrônica, assinatura digital); integração de sistemas; e revisão e estandardização de procedimentos.

A nível Mercosul, destacou-se a necessidade de harmonização de entendimento sobre a tara, ampliação dos benefícios OEA, desenvolvimento de um sistema unificado de migrações para transportadores e eliminação do uso de documentos em papel. Também foi recomendada a implantação de Indicadores de Desempenho nas Fronteiras, como o Time Release Study, Indicador de Desempenho Logístico do Banco Mundial e Mecanismo de Medição de Desempenho da OMA.

Como conclusão, o sr. John Mein, coordenador executivo do Procomex, ressaltou a importância da cooperação entre setor público e privado, com criação de grupos de trabalho nos pontos de fronteira para gerir a implementação das ações sugeridas e de melhoria da infraestrutura em conjunto com modernização dos processos. Mein ainda agradeceu o emprenho do sr. Adilson Valente, coordenador do CT-2, em efetivar este estudo, e a todos os participantes.

Além do relatório completo, os resultados estarão disponíveis para consulta de forma resumida através de plataforma desenvolvida por meio de Power BI. O estudo completo será primeiramente encaminhado pelas autoridades do Banco Mundial e do CT-2 à presidência pro-tempore do Mercosul, sob responsabilidade do Uruguai, para que, dentro de algumas semanas, seja divulgado oficialmente a todos os órgãos públicos e membros do setor privado interessados.

Confira a gravação completa aqui

A apresentação de slides pode ser acessada aqui

 

Leia Mais

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004