Em 2023, os investimentos do Governo Federal na infraestrutura de transportes do Brasil atingiram a marca R$ 13,74 bilhões em 2023, mais de 80% acima do que em 2022. É o que mostra a oitava edição Anuário Estatístico do Transportes, levantamento anual realizado pela Infra S.A. em parceria com o Ministério dos Transportes e publicado neste mês.
Os dados reunidos pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) mostram que a última vez que o país chegou à marca de R$ 13 bilhões em investimentos foi em 2014. Os investimentos privados no setor também foram destaque em 2023, com R$ 25,39 bilhões, a alta foi de 57,7% em relação ao ano anterior.
Além dos resultados de investimentos, o Anuário Estatístico consolida as principais informações sobre movimentação de cargas e passageiros no país. Disponibilizada em forma de painel interativo, a ferramenta possibilita a apresentação das informações e das análises do comportamento dos diversos modos de transporte ao longo dos anos podem ser acompanhadas a partir de gráficos comparativos, mapas e tabelas disponíveis no material.
No painel, é apresentada a série histórica desde 2010, já na versão digital optou-se por fazer um levantamento dos últimos 10 anos, contemplando com dados e informações de relevância para o cenário.
O ONTL tem consolidado a disponibilização de dados oficiais do setor de transportes no Brasil. A plataforma atua como fonte global de informação e serve como instrumento para difundir o conhecimento das informações do setor de transporte para sociedade, o que permite realização de pesquisas, estudos e análises mais abrangentes.
O Painel Interativo do anuário pode ser acessado aqui.
Para baixar o Anuário em PDF clique aqui.
Fonte: Infra S.A.
A ABTI informa que a Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, do Ministério dos Transportes, realizará, no dia 20 de agosto, uma nova reunião virtual para discutir as melhorias no sistema e-frotas, com foco nas possibilidades de atendimento às necessidades das transportadoras.
O encontro dá continuidade a primeira reunião realizada em 5 de junho, no qual o sistema foi apresentado com maiores detalhes e destacou-se o empenho da Senatran em tornar o sistema mais abrangente.
O e-frotas é um serviço que permite a gestão de frotas com dados centralizados e atualizados em tempo real, facilitando atividades como consultas à base de dados da Senatran, download do CRLVe e recepção de eventos de infrações ou alterações em veículos.
Desenvolvido em parceria com o SERPRO, o sistema visa acabar com a morosidade na obtenção de informações e minimizar prejuízos financeiros. A solução está disponível para pequenos, médios e grandes frotistas.
Os interessados em participar devem confirmar sua participação até sexta-feira, dia 16/08/2024, pelo e-mail: diri@cnt.org.br, para receber o link da reunião.
Detalhes do encontro:
Data: 20/08/2024 (terça-feira)
Horário: 10h – 11h
Pauta: Melhorias no sistema e-frotas para atendimento às empresas transportadoras.
Confirmação de presença: pelo e-mail diri@cnt.org.br. Data limite 16/08.
Os motoristas que transitam entre Palhoça e Biguaçu, na Grande Florianópolis, frequentemente enfrentam congestionamentos neste trecho da BR-101, sobretudo nos meses de verão.
Após 10 anos de obras foi inaugurado, na última sexta-feira (9), o Contorno Viário da Grande Florianópolis, estrutura com 50 quilômetros de extensão e que tem como objetivo principal reduzir o tempo de deslocamento no trecho que corta a região metropolitana de Florianópolis.
A concessionária responsável pelo trecho, Arteris Litoral Sul, afirma que a rodovia vai diminuir o percurso entre Biguaçu e Palhoça de 2 horas para 40 minutos, impactando diariamente cerca de 30 mil veículos, sendo 18 mil caminhões. Os motoristas podem ingressar no contorno viário tanto no sentido Sul-Norte quanto Norte-Sul. O acesso ao contorno, em ambos os sentidos, se dá pelo lado direito da BR-101, alcançando a alça de acesso e ingressando no contorno.
Ao longo de todo o Contorno Viário os motoristas passarão por quatro túneis, seis trevos de acesso a municípios e sete pontes. O valor da obra investido pela empresa foi de R$ 3,9 bilhões.
Mais velocidade
A velocidade operacional no contorno viário será de 100km/h. Quarenta e quatro radares, nos dois sentidos da estrada controlam o tráfego.
Com expectativa de um alto trânsito de caminhões, foram instaladas 667 vigas e 470 toneladas de concreto asfáltico ao longo de toda a extensão do contorno viário.
A obra foi construída sem aclives ou declives acentuados, sendo mais plana e tendo somente curvas suaves, evitando a necessidade de reduções de velocidade e garantindo a característica de corredor expresso.
O traçado tem início no Rio Inferninho, em Biguaçu e termina no bairro Pachecos, em Palhoça. A extensão representa 18 vezes o tamanho da Avenida Paulista, em São Paulo, e sete vezes o comprimento da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis.
Fonte: GZH