
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta terça-feira (3/6), a inauguração do Centro de Estudos Avançados em Regulação de Transportes Terrestres (CEARTT). O evento ocorreu na sede da Agência, em Brasília/DF, e contou com a presença de autoridades do setor de transportes, acadêmicos e convidados com ampla experiência na coordenação de centros de estudo e pesquisa.
Com foco na promoção da inovação regulatória, o Ceartt atuará como um polo de produção de conhecimento, formação técnica e articulação institucional, conectando governo, setor produtivo e academia.
A expectativa é que o Centro amplie a base de estudos e análises técnicas que fundamentam a regulação, promovendo também cursos, seminários, programas de capacitação e cooperação internacional voltados à qualificação da atuação regulatória da ANTT.
Participaram da solenidade o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio; o diretor da Agência, Felipe Queiroz; o presidente da CNT, Vander Costa; e o diretor-presidente da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), Marco Aurélio Barcelos.
Durante o evento, foi promovido o painel "Da Pesquisa à Regulação: diálogos entre academia, governo e sociedade", que reforçou a importância da cooperação entre os diversos agentes envolvidos na formulação de políticas públicas para o setor.
O Ceartt foi instituído pelo Regimento Interno da ANTT, atualizado pela Resolução nº 6.061/2025. O Centro terá papel central na produção de conhecimento voltado à melhoria da qualidade regulatória e à sustentabilidade do setor de transportes terrestres.
O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, destacou o papel do diálogo na construção de uma regulação mais eficiente e transparente. "Regulação tem método, procedimento, técnica, governança e, sobretudo, diálogo transparente, efetivo e plural. O objetivo de criar este Centro é justamente direcionar, de forma estratégica e efetiva, o que é de suma importância para as pessoas", afirmou.
Confira aqui o vídeo de apresentação do Ceartt.
Foto: Swammy Léo Sussuarana / Comunicação ANTT