
Após reunião no início da semana entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e representantes do Grupo Ambipar, uma equipe técnica da Agência realizou, nesta quarta-feira (19/03), visita às instalações da Ambipar Response Training Center, centro de treinamentos do grupo com foco no desenvolvimento de ações defensivas e preventivas em decorrência de emergências com produtos químicos e perigosos, em Nova Odessa (SP).
O objetivo da visita foi conhecer de perto as soluções e protocolos adotados pela Ambipar no gerenciamento de emergências, capacitação de equipes e monitoramento de produtos perigosos. O encontro prático foi uma sequência às discussões ocorridas entre as entidades em Brasília sobre as etapas da cooperação, com destaque para a estruturação do projeto de descarbonização de rodovias, a apresentação de um plano de emergências ambientais, a capacitação de agentes de fiscalização da ANTT e a articulação para o alcance dos objetivos do Mapa Estratégico da ANTT 2020-2030.
Já durante a visita, a equipe da ANTT conheceu as instalações de treinamento e capacitação da empresa, onde são desenvolvidos procedimentos para respostas rápidas e eficazes a emergências ambientais. O primeiro ponto visitado foi a Central de Controle e Operação de Emergências (CECOE), onde foram apresentados os protocolos de monitoramento e atendimento a incidentes envolvendo cargas perigosas. O CEO da Ambipar Response, Dennys Spencer, detalhou o funcionamento da central, destacando o uso de painéis de Business Intelligence com Inteligência Artificial, que permitem o acompanhamento de dados em tempo real e auxiliam na tomada de decisões para respostas rápidas.
Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a aplicação da Resolução ANTT nº 5.998/2022, que regulamenta o transporte rodoviário de produtos perigosos. A visita permitiu à equipe da ANTT conhecer as melhores práticas do setor em acordo à resolução e discutir como essas experiências podem ser incorporadas nas iniciativas regulatórias e de fiscalização da Agência.
Com informações de ANTT
Foto: Divulgação/ANTT