
O Terminal Portuário de Porto Murtinho foi arrematado nesta segunda-feira (27), em leilão on-line, por R$30,5 milhões. A empresa vencedora tem sede em Mato Grosso do Sul e será divulgada ainda esta semana, após finalização dos trâmites legais do certame.
O valor do arremate é 83% superior ao montante inicial de R$16,6 milhões, fixado pela Secretaria de Estado de Administração de Mato Grosso do Sul (SAD/MS). A empresa que venceu o certame foi cadastrada no sistema com nome de usário "PORTO.CO", conforme o governo estadual. Ao todo, foram contabilizados 92 lances.
Com área de 47 mil metros quadrados, o porto está localizado às margens do Rio Paraguai, na área central de Porto Murtinho. Além de arrematar a área, a empresa vencedora também vai tomar posse de estrutura com equipamentos para operação logística, incluindo galpão comercial de quase 4 mil metros quadrados.
Outros itens previstos são balança rodoviária, tulha, guarita, via de acesso, compressores e centro administrativo.
Porto Murtinho está estrategicamente localizada na Rota Bioceânica, um corredor rodoviário que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico, passando pelo Brasil. A obra, em conjunto com o porto, promete reduzir custos e prazos de entrega para produtos como soja, milho e carne.
O porto estava inativo desde 2022, quando encerrou o contrato de concessão anterior. A retomada das operações deve impulsionar a economia regional e fortalecer a logística do Estado.
Com informações de G1
Foto: Reprodução/Governo do Estado de Mato Grosso do Sul