Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Em vídeo que circula nas redes sociais, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale e o o deputado federal Daniel Trzeciak confirmaram que haverá um novo leilão de concessão do Polo Rodoviário Pelotas, que abrange 457 quilômetros das BRs 392 e 116.

A informação corrobora outra notícia desta semana, que informava que o Tribunal de Contas da União demandou à ANTT providências para o processo licitatório da concessão do polo rodoviário.

O atual contrato de concessão, operado pela Ecosul desde 1998, se encerra em 2026 e inúmeras movimentações já ocorreram com objetivo de solicitar a não renovação do contrato. A Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no RS) e seus Sindicatos desde o início do ano se mobilizaram neste sentido. Pesquisa recente realizada pela Federação demonstrou a alta taxa de insatisfação dos usuários com o valor dos pedágios praticados pela concessionária e o anseio por uma nova concessão.

A ABTI, que contribuiu com a divulgação da pesquisa entre os transportadores internacionais associados, relembra que este é o pedágio mais caro do Mercosul e afeta a maior parte do transporte ao Uruguai.

Através da pesquisa, o setor de transporte e logística também deixou claro que só uma nova licitação poderá trazer justiça tarifária e adequação econômica para este Polo.

O 2º vice-presidente da ABTI e presidente da Fetransul, Francisco Cardoso, ressaltou que a mobilização das Entidades foi determinante para sensibilizar as autoridades. Ele acrescenta que o setor se manterá mobilizado para que os novos estudos que antecedem a licitação reflitam as expectativas dos usuários.

Com informações de Fetransul

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004