Em vídeo que circula nas redes sociais, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale e o o deputado federal Daniel Trzeciak confirmaram que haverá um novo leilão de concessão do Polo Rodoviário Pelotas, que abrange 457 quilômetros das BRs 392 e 116.
A informação corrobora outra notícia desta semana, que informava que o Tribunal de Contas da União demandou à ANTT providências para o processo licitatório da concessão do polo rodoviário.
O atual contrato de concessão, operado pela Ecosul desde 1998, se encerra em 2026 e inúmeras movimentações já ocorreram com objetivo de solicitar a não renovação do contrato. A Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no RS) e seus Sindicatos desde o início do ano se mobilizaram neste sentido. Pesquisa recente realizada pela Federação demonstrou a alta taxa de insatisfação dos usuários com o valor dos pedágios praticados pela concessionária e o anseio por uma nova concessão.
A ABTI, que contribuiu com a divulgação da pesquisa entre os transportadores internacionais associados, relembra que este é o pedágio mais caro do Mercosul e afeta a maior parte do transporte ao Uruguai.
Através da pesquisa, o setor de transporte e logística também deixou claro que só uma nova licitação poderá trazer justiça tarifária e adequação econômica para este Polo.
O 2º vice-presidente da ABTI e presidente da Fetransul, Francisco Cardoso, ressaltou que a mobilização das Entidades foi determinante para sensibilizar as autoridades. Ele acrescenta que o setor se manterá mobilizado para que os novos estudos que antecedem a licitação reflitam as expectativas dos usuários.
Com informações de Fetransul