
A ABTI recebeu hoje, em sua sede, o Deputado Federal Paulo Pimenta, que apresentou uma importante atualização para o transporte rodoviário internacional de cargas: o protocolo que reduz em 50% as multas previstas no Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT) já está na mesa do Presidente da República, última etapa necessária para sua internalização no Brasil.
O político esteve acompanhado do Deputado Estadual Frederico Antunes, do Prefeito de Uruguaiana, Carlos Delgado e do ex-prefeito Ronnie Mello.
O documento foi assinado em agosto por todos os países signatários do ATIT, porém sua efetiva aplicação depende da incorporação pelos governos nacionais. Apesar de aprovado internacionalmente, o processo ainda se encontrava pendente de avanço em diferentes órgãos federais no Brasil.
Na última quarta-feira, a Associação buscou apoio do Prefeito de Uruguaiana, Carlos Delgado, para reforçar a articulação política necessária, considerando que o tema era tratado entre a ANTT e a Casa Civil. O Prefeito, junto ao Deputado Estadual Frederico Antunes, acionou o Deputado Paulo Pimenta, que prontamente atuou para impulsionar o avanço do protocolo até o gabinete do Presidente.
A ABTI celebra esse avanço, uma vez que a redução das multas representa alívio financeiro às empresas transportadoras e agradece o envolvimento dos políticos e a atenção prestada a um tema tão relevante para o setor de transporte internacional. Seguiremos acompanhando os desdobramentos e manteremos os transportadores informados sobre a conclusão dessa etapa tão aguardada.





Associe-se


















