Evento promovido pela ABTI com a parceria do SITRAN e FETRANCESC
No último dia 22 de outubro, a ABTI promoveu o Seminário de Transporte Internacional na feira Logistique, onde foram abordados os seguintes temas: "Controle de Jornada" ministrada por Leonardo G. Andreetta, Gerente Nacional de Vendas da OnixSat; "Transportador também é Exportador", por Francisco Cardoso, Presidente da ABTI e "Soluções para o Transportador", conduzica por Gladys Vinci, Coordenadora de Assuntos Internacionais da entidade.
Leonardo Andreetta iniciou as palestras abordando o Controle de Jornada, tal como teve de ser estabelecido com o advento da Lei 12.619/2012 (Lei do Motorista). Fez um comparativo da situação atual do controle, realizado através de registro manual em "papeletas" e com a adoção do sistema OnixSat. O controle OnixPonto traz como principais vantagens:
- Auxílio no Controle das Informações;
- Integração com os sistemas de RH;
- Possibilidade ao RH de manutenção do Sistema de Ponto (justificativas, faltas, atestados).
Por sua vez, o Presidente da ABTI, Francisco Cardoso, iniciou a palestra "Transportador também é Exportador" mencionando que a ABTI participa do Conselho de Competitividade de Serviços Logísticos dentro do Plano Brasil Maior, participando de todas as reuniões desde 11/04/2012.
Logo após apresentou as Demandas/Propostas da ABTI enviadas ao MDIC para o aumento da produtividade e competitividade do TRIC:
- Criação de um "Guichê Único" nas aduanas brasileiras (demanda já atendida pelo Portal Siscomex);
- Habilitação do OEA – Operador Econômico Autorizado;
- Desoneração da folha de pagamento (demanda, esta, já atendida);
- Duplicação da BR-290 de Porto Alegre a Uruguaiana (Demanda já incluída parcialmente no PAC 2 de Eldorado do Sul a Pantano Grande);
- Reconhecimento do Transportador Rodoviário Internacional como exportador de serviços; e
- Acesso ao REINTEGRA.
Em continuidade, Gladys falou sobre "Soluções para o Transportador". A entidade foi apresentada como participante ativa no setor de Transporte Rodoviário Internacional de Cargas. Foram descritos os principais serviços que a ABTI disponibiliza ao seu quadro social, tais como:
Institucional:
- Capacitação, treinamentos, seminários e workshops que visam informar e formar os associados sobre as questões relativas às novidades legislativas, técnicas e operacionais;
- Comunicação do setor através dos seguintes meios: revista Cenário do Transporte, site, redes sociais, comunicados, circulares, informativos e envio de e-mail marketing;
- Estrutura ABTI: Auditório para reuniões, cursos e treinamentos com capacidade para 35 pessoas;
- Cadernos Transitando no Brasil e no Exterior (compilação de normas que regem o trânsito nacional e internacional).
Política:
- Agilização de Fronteira, com ótimos resultados na diminuição do tempo e fila no ingresso dos portos;
- Mapeamento de processos;
- Imagem do setor.
Operacional:
- Assessoria Técnica para o Transporte Internacional;
- Habilitação para o Transporte Internacional;
- Registro e manutenção do RNTRC com especialização para o Transporte Internacional;
- Modificação de frota.