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Popularmente conhecida como rodovia da morte, o trecho norte da BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, em Minas Gerais, acumula acidentes com vítimas fatais. Apenas em 2021, foram registrados 2.054 acidentes e 162 óbitos no local, reforçando a triste alcunha que a via recebeu.

Dados do Painel CNT de Consultas Dinâmicas dos Acidentes do início de 2022 mostram que ocorreram, em média, 87 acidentes com vítimas a cada 100 quilômetros de rodovia federal em Minas Gerais. O tipo mais frequente foi a colisão. Foram 2.509 registros desse tipo (35,5% do total). O custo anual estimado dos acidentes em rodovias federais em Minas Gerais chegou a R$ 1,6 bilhão em 2021.

As obras na BR-381, sob responsabilidade do governo federal, aparecem como prioridade no Plano de 100 Dias, apresentado, em janeiro, pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. Dias antes do anúncio, o ministro havia se reunido com o presidente da CNT, Vander Costa, que reforçou a importância da pauta tanto do ponto de vista do custo humano quanto do custo Brasil, já que a rodovia serve ao escoamento de produtos agrícolas, pecuários e industrializados, além de minério.

A duplicação da BR-381 — pleito histórico dos transportadores — é defendida pela CNT, que a menciona com destaque no documento O Transporte Move o Brasil: Propostas da CNT ao País, entregue aos candidatos à presidência da República em 2022.

Confira a reportagem especial sobre a BR-381 na última edição da Revista CNT, p. 44-46.

Imagem: Divulgação Ilustrativa

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Confira as normativas publicadas recentemente referentes ao Comércio Exterior:

BRASIL

Ministério da Fazenda

Portaria ALF/ITJ nº 38, de 22 de março de 2023: Dispõe sobre a informação e a verificação de integridade dos dispositivos de segurança aplicados em veículo ou unidade de carga submetida a regime aduaneiro especial de trânsito aduaneiro.

Ministério da Justiça e Segurança Pública

Portaria SPRF-PR/PRF nº 90, de 10 de março de 2023: Dispõe sobre a restrição do trânsito de Veículos e Combinações de Veículos, passíveis ou não da concessão de Autorização Especial de Trânsito - AET ou Autorização Específica - AE, em especial na rodovia federal BR-376 nos períodos das Operações Páscoa, Tiradentes, dia do Trabalhador e Corpus Crhisti 2023.

Portaria DIOP/PRF nº 48, de 21 de março de 2023: Dispõe sobre a restrição do trânsito de Veículos e Combinações de Veículos excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito e suas alterações, passíveis ou não da concessão de Autorização Especial de Trânsito - AET ou Autorização Específica - AE, em rodovias federais nos períodos dos feriados do ano de 2023.

 

ARGENTINA

Restrição de veículos: Haverá restrição de circulação na Argentina nos dias 23, 24 e 26 de março.

 

Alterações no Fluxo – Paso Cristo Redentor

A Administração do Paso Cristo Redentor, em Mendonza, Argentina, comunica que o Ministério de Obras Públicas do Chile, realizará trabalhos de manutenção e reparo na área do túnel. Por esta razão, o trânsito entre Argentina e Chile será interrompido preventivamente na cidade de Uspallata, no centro fronteiriço nº 7, nos dias 29 e 30 de março, das 22h até às 4h.

Comunica-se aos usuários do Sistema Cristo Redentor que a Vialidad Nacional de Chile, dentro de seu cronograma de atividades de manutenção, realizara trabalhos de demarcação do pavimento e pintura no interior do Túnel, e que estes trabalhos devem ser realizados sem trânsito para permitir a secagem da pintura.

Diante disso, a partir das 22h de quarta-feira, 29 de março, até às 04h de quinta-feira, 30 de março, será interrompido o trânsito preventivamente sentido Argentina-Chile na localidade de Uspallata na altura do centro fronteiriço de cargas da Ruta Nacional Nº 7.

 

Reparação de suportes para a manutenção da ponte sobre o Rio Corriente/AR

A Vialidad Nacional informa o início da reparação de suportes para a manutenção da ponte s/ Rio Corriente, na Ruta Nacional Nº 12, Km 714,59, localizada no departamento de Esquina, ligada ao Sul com a Cidade de Esquina e com a Norte com as cidades de Goya e Paraje San Isidro.

A mesmo, prevê a interrupção da circulação de todos os tipos de veículos por um período de 10 a 14 dias em duas fases, informando com a devida antecedência, de forma a serem tomadas as devidas precauções. Nessa altura será instalado uma passarela – durante o dia, para a circulação de pessoas, além dos correspondentes mecanismos de sinalização.

Para a presente manutenção, o tráfego foi interrompido no dia 21 de março para todos os tipos de veículos e seguirá por um período estimado de 10 a 14 dias.

Durante esta situação, as rotas alternativas atingem:

Para os veículos que entram na Província de Corrientes pela Ruta Nacional Nº 12, desde o sul, pela cidade de Esquina, devem passar pela R.P. nº 30, R.P. nº 23 e R.P. N° 24, retomando depois a RN N° 12 em direção a Goya ou a capital da província.

Para os veículos que entram na Província de Corrientes pela Ruta Nacional Nº 12, desde o norte pela capital provincial ou pela cidade de Goya, devem seguir pela R.P. nº 24, R.P. N° 30, para retomar a RN N° 12 continuando para a cidade de Esquina ou a Província de Entre Ríos.

 

Situação das Rodovias Federais nos principais estados de atuação do transporte internacional de cargas

Minas Gerais

BR 040, km 745 Santos Dumont - INTERDIÇÃO PARCIAL sentido RJ – Erosão. Trânsito fluindo em uma faixa em cada sentido

BR 116, km 280,9 - Teófilo Otoni - INTERDIÇÃO da alça de acesso ao túnel, sentido aeroporto de Teófilo Otoni.

BR 262, km 195 - João Monlevade - INTERDIÇÃO PARCIAL sentido BH - Erosão da pista. Trânsito fluindo pela pista contrária.

BR 262, km 387 - Florestal - INTERDIÇÃO PARCIAL sentido BH - Afundamento da pista. Trânsito fluindo pela pista contrária.

BR 365, km 429 - Patos de Minas - INTERDIÇÃO PARCIAL sentido Montes Claros - Erosão. Trânsito fluindo em ambos sentidos, local sinalizado

BR 381, km 229 - Belo Oriente - INTERDIÇÃO DO ACOSTAMENTO sentido BH Erosão. Local sinalizado.

BR 381, km 310 – Antônio Dias – INTERDIÇÃO PARCIAL sentido Ipatinga – Deslizamento. Local sinalizado.

BR 381, km 342 Bela Vista de Minas - INTERDIÇÃO PARCIAL sentido BH Afundamento da pista. Trânsito fluindo em meia pista.

BR 459, km 68 - Senador José Bento - INTERDIÇÃO TOTAL - Erosão - Afundamento de pista.

 

Restrição de veículos:

Santa Catarina - Paraná - São Paulo - Minas Gerais - Rio de Janeiro - Tocantins - Bahia - Alagoas - Rondônia

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O advogado George André Palermo Santoro é o novo secretário-executivo do Ministério dos Transportes. A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União: assinam o termo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro dos Transportes, Renan Filho. Com a nomeação, está completa a cadeia de comando da pasta federal dedicada às políticas nacionais de transportes terrestres – ferroviário e rodoviário – e de trânsito.

Santoro tem ampla experiência no setor público. Nos últimos oito anos, esteve à frente da Secretaria da Fazenda de Alagoas, com atuação reconhecida no saneamento das contas do estado. Também é auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro e acumula passagem como subsecretário da Secretaria Estadual de Fazenda do Rio.

"Estou absolutamente instigado e motivado em contribuir na busca de soluções para destravar projetos que melhorem a infraestrutura de transportes do país", afirmou Santoro. "Vamos construir esse caminho com a equipe do Ministério dos Transportes, da Infra S.A., do DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] e também ouvindo a academia, o TCU [Tribunal de Contas da União] e o setor produtivo", garantiu.

O secretário-executivo também é professor, mestre em contabilidade e administração pela Fucape Business School, com especializações em economia empresarial pela Universidade Candido Mendes; em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas; e em direito, trabalho e previdência pela Universidade Candido Mendes.

 

Desafio


Além de auxiliar no desafio do Governo Federal em recuperar a infraestrutura de transportes no país e promover o reequilíbrio da matriz logística nacional, Santoro terá atuação direta no aprimoramento da gestão do próprio ministério como secretário-executivo. Nesse escopo, assume papel fundamental na definição de medidas que resultem em economia de recursos públicos; avanços na transformação digital da pasta e, consequentemente, na qualidade dos serviços prestados à população; bem como adoção de mecanismos voltados à valorização de servidores, entre outros.

É grande também a atuação do secretário-executivo na coordenação, formulação e aprimoramento das políticas públicas e parcerias com a iniciativa privada. Conforme definido no Decreto nº 11.360/2023, que cria e define a estrutura do Ministério dos Transportes, integram a Secretaria-Executiva as subsecretarias de Sustentabilidade; Parcerias; Fomento e Planejamento; Planejamento, Orçamento e Administração; e Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação; além da Consultoria Jurídica da pasta.

Antes da definição do titular da Secretaria-Executiva, já estavam nomeados os secretários nacionais de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro; Rodoviário, Viviane Esse, e de Trânsito, Adrualdo Catão.

Fonte: MINFRA

Imagem: Foto: Ivo Neto / Agência Alagoas / CP

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