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GERAR altera caixas para atendimento

Desde o dia 04/09, o atendimento na GERAR, relativo ao Transporte Rodoviário Internacional de Cargas - TRIC e ao Operador de Transporte Multimodal - OTM passou a ser realizado através de e-mail. Com o objetivo de simplificar o uso das caixas institucionais, foram redefinidas, segundo o caso, para:

cotim@antt.gov.br

• Senha de acesso do transportador para consulta ao sistema SCF, para visualização de seus dados cadastrais, frotas e licenças, porém aceder a um panorama online das suas condições gerais para operação;
• Solicitação de retransmissão de modificação de frota com data atualizada ou não recebida pelo país, fronteira ou empresa;
• Pedido de alteração de e-mail ou telefone da empresa cadastrada;
• Dúvidas e questionamentos relacionados às pendências;
• Petição de correção ou desconsideração de protocolos.

ouvidoria@antt.gov.br

• Dúvidas relacionadas ao TRIC e OTM;
• Reclamações ou sugestões;
• Solicitação de número de protocolo para acompanhamento no site na consulta de requerimentos.

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Na manhã de ontem, 07 de dezembro, uma equipe da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira – COANA esteve na sede da ABTI reunida com transportadores internacionais para tratar sobre o Novo Processo de Controle de Carga. O setor público com o intuito do conhecer mais sobre o fluxo das operações de importação, escolheram a fronteira de Uruguaiana pela importância que possui no Comércio Exterior.

Representantes das Alfândegas dos Portos do Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Manaus/AM e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) estiveram presentes e puderam esclarecer dúvidas dos transportadores sobre o CRT e MIC DTA eletrônicos e debater sobre o tema em pauta.

É importante ressaltar a política de diminuição dos tempos em fronteira que o Governo vem demostrando. As mudanças que estão em fase de execução e outras que ainda estão por vir, fazem parte de um processo inovador que trará agilidade e desenvolvimento para o comércio exterior. A Receita Federal do Brasil lidera o grupo de trabalho. Outros organismos estão seguindo o mesmo caminho da RFB com o objetivo de otimizar tempo e contribuindo para o desenvolvimento sem perder o foco na segurança dos processos, como exemplo a nova Instrução Normativa do MAPA.

O trabalho que as entidades de classe realizam junto aos órgãos intervenientes, está cada vez mais apresentando resultados positivos. A ABTI está constantemente buscando soluções e traçando estratégias com foco no transporte rodoviário internacional. A receptividade da RFB e do MAPA tem sido fundamental para o trabalho desenvolvido.

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A ABTI gostaria de reforçar a pesquisa, realizada no mês de novembro com alguns questionamentos a respeito dos serviços prestados pelos recintos alfandegados.

O objetivo deste trabalho é entender a real necessidade dos transportadores para que os administradores dos recintos possam atender com a qualidade e agilidade esperada. Os resultados serão encaminhados para as concessionárias e permissionárias dos pontos de fronteira.

• Quais são os principais problemas enfrentados na importação e exportação?
• Quais os organismos intervenientes que ocasionam mais problemas?
• Quais as ações que devem ser priorizadas dentro do recinto?
• A infraestrutura atende às necessidades?
• Existe agilidade no processo?
• A informação é suficiente?

As respostas devem ser encaminhadas para o e-mail abti@abti.org.br até o dia 11 de dezembro.

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Rua General Bento Martins, 2350
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97501-546
abti@abti.org.br

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