Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

No início do ano, a ABTI e a Feaduaneiros apresentaram na Câmara Municipal de Vereadores e na Prefeitura de Uruguaiana, o projeto Fomento à Logística Internacional e ao Comércio Exterior, que visava discutir e criar estratégias que incentivassem o desenvolvimento do setor na região. Desde então, a Associação participou de diversos encontros com a esfera pública e empresários do ramo para juntos buscarem as melhores alternativas.

O projeto compreende seis etapas, destas, duas já foram iniciadas, a posse do Conselho Municipal de Comércio Exterior – COMUCEX, e a apresentação do projeto para instalação de uma Unidade Policial de Patrulhamento Municipal – UPPM, próximo ao Porto Seco rodoviário de Uruguaiana. Ainda estão em processo de análise o Corredor Seguro para veículos de carga e de passageiros, a implementação do laboratório habilitado pelo MAPA, o programa de estudo e pesquisa, e a participação de eventos internacionais e reuniões técnicas.

A posse do Conselho Municipal de Comércio Exterior ocorreu na tarde de ontem, na Prefeitura de Uruguaiana, oportunidade em que foram empossados os conselheiros titulares e suplentes indicados para o biênio 2021/2023. A ABTI, como entidade representativa do setor privado, é integrante do Conselho juntamente com outras oito entidades e/ou associações da sociedade civil, e nove representantes de órgãos públicos.

No evento de posse do COMUCEX foi apresentado o projeto para construção e instalação da 2ª Unidade de Policiamento Pacificadora Municipal (UPPM), nas imediações do PSR/URA. A estrutura proposta prevê uma edificação de dois pavimentos, sendo um para duas vagas de garagens cobertas para as viaturas e o segundo para sala técnica de monitoramento. O projeto arquitetônico possibilita observação e vigia da entrada e saída de todos os veículos que utilizam o Porto Seco.

Diante destes avanços, nota-se um engajamento por parte do setor público na busca pelo progresso do comércio exterior na região. Entretanto, para concluir a instalação da UPPM também será necessária a colaboração do setor privado, por isso, a Associação, como membro do Conselho, mas principalmente como Entidade que preza pela segurança da operação, solicita o apoio de seus associados. Aqueles que tiverem interesse em ajudar em mais esta demanda, favor entrar em contato com a ABTI.

A proposta da UPPM visa criar um centro de policiamento ostensivo, oferecendo mais segurança nas imediações do PSR de Uruguaiana, beneficiando as pessoas que se deslocam naquela área além do horário comercial, os veículos em trânsito e as empresas localizadas naquele perímetro.

O próximo passo após a instalação da Unidade e do sistema de comunicação integrado das forças de segurança, é a elaboração do Corredor Seguro para veículos de carga e de passageiros. O plano prevê cercamento eletrônico, com câmeras de monitoramento, desde a ponte internacional Getúlio Vargas – Agustín Pedro Justo (Terminal Aduaneiro BR 290) até a sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na altura do km 713, oferecendo maior segurança para todos os veículos que por ali trafegam.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004