O ministro da Economia argentina, Sergio Massa, anunciou que a partir desta quarta-feira serão aprofundados os controles no mercado de câmbio, para evitar manobras especulativas, depois que o dólar azul chegou a $ 600 nesta terça-feira. A poucos dias das PASO, o governo se move para conter os saltos no valor da moeda.

O chefe do Palácio da Fazenda vinculou a alta do dólar azul a manobras especulativas e disse que os controles serão reforçados, com a intervenção da Unidade de Informação Financeira (UIF).

Sobre o comportamento do dólar azul, Massa destacou que "parecia que estava caindo, depois reapareceram os mesmos malandros que estavam brincando ontem".
"Amanhã vamos fazê-los sentir o rigor com todos os instrumentos que a UIF tem", avisou o ministro após o ato que liderou em Tortuguitas com a CGT, em apoio à sua candidatura.

O ministro reconheceu que a alta do dólar informal "altera as pessoas" e disse que "enquanto os dólares financeiro e oficial estiverem estáveis, processos especulativos acontecem em torno desse mercado".
Massa confirmou assim a implementação da mesa formada na última sexta-feira, durante uma rodada de consultas com autoridades do Banco Central, da Comissão Nacional de Valores Mobiliários (CNV), da FIU e do Ministério da Segurança.

Nessa reunião, foram acordadas medidas "preventivas" para monitorar os mercados cambiais e financeiros mais de perto antes das PASO.

Uma voz do mercado comentou ao jornal Ámbito que muitas operações foram adiadas porque as cavernas tinham medo de arrombamentos e eram muito cautelosas por medo de serem detectadas e, nesse contexto, duas financeiras muito grandes que movimentam grandes volumes no mercado não não operar. "Isso levou a uma menor oferta de dólar e mais demanda, o que pode ser uma das causas da alta de preços hoje", descreve a fonte.

Por que o dólar azul sobe?

"Acho que estamos entrando na reta final antes do PASO e o mercado intensifica sua tendência de dolarizar as participações. A demanda ficou um pouco mais forte e, em um mercado um pouco menor do que os demais, seu preço pode ficar mais volátil", diz Gustavo Quintana, da PR Operadores de Cambio.

Conforme confirmado por Andrés Reschini, analista da F2 Soluciones Financieras, "esperava-se que esta semana fosse altamente carregada de tensão" devido às eleições e que isso impactasse a dinâmica do dólar azul.

E é que, como menciona a economista do Grupo Broda Elena Alonso, diante da incerteza, as pessoas tendem a dolarizar o mercado azul. "Todo mundo se cobre e compra a qualquer preço diante da dúvida sobre o que pode acontecer neste domingo nas eleições", descreve.

No entanto, essa tendência de dolarização também está se fazendo presente em outros mercados de dólar, como o financeiro, e, por outro lado, o ritmo de evolução do oficial liderado pelo Banco Central (BCRA) se acelerou.

Fonte: Ámbito

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004