O Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, participou de uma reunião virtual com o Embaixador do Brasil na Argentina Reinaldo José Almeida Salgado, para tratar sobre a relação bilateral entre os países. Durante o encontro foram tratados diversos assuntos referentes as situações socioeconômicas de ambos, buscando estreitar as relações entre os dois países.

Foi destaque da reunião, o encerramento da concessão da Ponte de Integração, que liga as cidades de São Borja (Brasil) e São Tomé (Argentina). De acordo com o Ministério, a Ponte de Integração é uma importante rota de comércio, especialmente para a indústria automotiva, portanto, fundamental para a economia dos dois países e, por isso, é preciso debater sobre esse assunto com urgência, até mesmo porque o fim do contrato está previsto para agosto de 2021.

Conforme já apresentado pela ABTI em reuniões com representantes dos poderes público e privado, a entidade defende a necessidade de manter a qualidade dos serviços prestados, desta forma, sendo indispensável a realização de uma nova licitação ou extensão da concessão vigente. Além disso, o CUF que atualmente é administrado pela Mercovia S.A, tem sido destaque por sua agilidade devido a integração total dos procedimentos. Cabe ainda ressaltar que o Centro possui um sistema automatizado de monitoramento, que permite que o transportador acompanhe a movimentação da carga, tornando-se referência na atividade.

Este tema vem sendo discutido constantemente no setor, tanto na esfera pública quando na privada, entretanto, por se tratar de um acordo bilateral, o tema acaba sendo um pouco mais burocrático, e consequentemente, mais lento. O assunto também deverá ser abordado na próxima reunião bilateral entre os países, já solicitada com urgência pela ABTI, mas ainda sem data definida.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004