Slide background
Slide background
Encontro define pautas para a Reunião do SGT N°5

No último dia 6, sexta-feira ocorreu na sede da ABTI em Uruguaiana a Reunião Preparatória do Subgrupo de Trabalho (SGT) N°5. O evento foi coordenado pelos representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Dr. Tito Lívio Pereira Queiroz e Silva, Superintendente da SUROC, Dr. Noboru Ofugi, Assessor Técnico Transporte Internacional e Dr. Marco Antônio Lima das Neves, Coordenador do Transporte Rodoviário Internacional de Cargas.

Fizeram-se presentes José Carlos de Almeida, representante da Federação Nacional das Empresas de Seguros Gerais – FENSEG, Luiz Carlos Moscardini, Diretor da Magna Seguros, Josemar Dalsochio, Assessor Técnico da NTC& Logística, Breno da Luz pelo SDAERGS, e transportadores associados.

O Presidente da ABTI, Francisco Cardoso fez a abertura lembrando que esta foi a primeira Reunião Preparatória realizada em Uruguaiana reforçando a importância do encontro para o setor. Na oportunidade as lideranças colocaram em pauta os assuntos que serão levados para a Reunião do SGT N°5 com data prevista para realização nos dias 1, 2 e 3 de junho em Montevidéu, no Uruguai.

Os temas que serão abordados foram discutidos na Reunião Técnica no final de abril. A Facilitação Fronteiriça e os resultados da Reunião do SGT N° 18 que irá ocorrer nos dias 19 e 20 de maio são relevantes pela necessidade de agilizar processos nas fronteiras. A Harmonização dos Procedimentos de Fiscalização do Transporte Rodoviário Internacional tentará minimizar as diferenças que hoje existem entre os diferentes órgãos de cada país. Para o Transporte de Produtos Perigosos espera-se que seja concluída a sua atualização segundo o Orange Book, pois a versão vigente está muito desatualizada.

Ainda será pauta as tolerâncias todavia não acordadas para Pesos (eixos e peso bruto total). Um tema que teve origem na Reunião Bilateral com a Argentina, por proposta da ABTI, é a exigência por parte da polícia de Entre Rios de faixas refletivas nos veículos. A Argentina comprometeu-se a apresentar proposta de alteração de nota ao GMC para alteração do texto que corrija o possível erro de entendimento da fiscalização.

Com referência a proposta dos Pneus Extralargos, pauta que vem sendo tratada principalmente para ônibus, Francisco Cardoso propôs uma pesquisa entre os transportadores de cargas associados, para que a entidade configure um posicionamento.

Os participantes esclareceram dúvidas sobre os temas que serão tratados e tiveram a oportunidade de expor as problemáticas do setor sugerindo soluções e melhorias. Após o dia 03 de junho, a ABTI estará divulgando informações sobre as decisões tratadas na Reunião do Subgrupo.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004